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Logotipo da psicologa e arteterapeuta Silvia Pirré

A memória se envolve diretamente e está constantemente presente em todas as atividades que exercemos, sendo necessária para todas as ocasiões, desde atividades do cotidiano, até tarefas mais complicadas.


O envelhecimento leva a alterações na capacidade de manter foco, atenção e memória. Isso pode comprometer as relações sociais e a realização de tarefas de vida diária.


O fato do idoso estar inserido em um ambiente onde ele se mantenha ativo, realizando atividades de vida diária, exercícios físicos, atividades culturais, religiosas, mantendo contato com familiares e amigos, parece contribuir para a proteção de suas condições cognitivas. (Souza et al., 2010). Quando estimulados, os idosos podem apresentar melhora na capacidade cognitiva de diversas funções como atenção, memória, linguagem, lógica e velocidade de processamento, entre outras. Além de se manterem mais autônomos, elevando a qualidade de vida e bem-estar.


Alguns dos objetivos das atividades de estimulação cognitiva, são: preservar ou melhorar o desempenho das funções cognitivas como memória, atenção, raciocínio, linguagem, capacidade de resolução de problemas, entre outras; prevenir o declínio cognitivo; promover hábitos de vida saudáveis (leitura, escrita, entre outros); desenvolver confiança, autonomia, elevação da autoestima.


As atividades propostas podem ser adaptadas dependendo da necessidade de cada pessoa ou grupo.


Entre os principais tipos de exercícios para estimular a cognição dos idosos, pode-se destacar:


Exercícios para memória:
Jogo da memória;
Leitura de textos curtos;
Repetir sequências de letras e palavras.


Exercícios para atenção: 
Escutar músicas prestando atenção nos instrumentos musicais;
Atividades que ajudem a executar tarefas simultâneas.


Exercícios de conhecimento:
Perguntas sobre a cor da roupa que está usando;
Diferenciar objetos reais de não reais;
Reconhecer formas de animais e objetos;
Fazer crochê ou tricô. 


Exercícios de linguagem: 
Fazer a descrição de objetos;
Copiar palavras;
Efetuar pequenos ditados;
Ler em voz alta. 

Fontes:
saudedapessoaidosa
seniorclube
 

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